EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

Minha foto
A escola depois da família é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais a escola é fonte de conhecimento e educação tanto formal quanto informal é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades e para isso a nossa escola possui uma gama de profissionais; conscientizando os nossos alunos da importância de seu papel na construção de uma sociedade mais justa.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Professores colinenses participam de Oficina “De Bem com o Passado”


A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, estabeleceu parceria com a Empresa Açucar Guarani para o desenvolvimento do Programa de Educação Arqueológica “De Bem com o Passado”, junto aos alunos do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino. Como primeiro passo, a empresa ofereceu aos professores da Rede na segunda, 26 de julho, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, oficina didática referente ao Programa, realizada nos períodos da manhã e tarde, com carga horária de 4 horas por turma, aplicada pela antropóloga, Louise Prado Alfonso da Empresa Zanettini de São Paulo, contratada pela Guarani. A oficina teve por objetivo capacitar e esclarecer os docentes acerca dos sítios arqueológicos identificados em Colina e região, quando a empresa, para ampliação da área de plantio da cana de açúcar, atendendo a legislação, realizou pesquisas nas cidades onde mantém suas unidades. No sítio arqueológico de Colina, por exemplo, foram identificados objetos que remetem às culturas Tupi Guarani, Aratu e Urú. Os objetos estão expostos no Museu de Araraquara.

A antropóloga Louise disse que o programa visa incentivar a valorização da identidade cultural de cada região. Segundo ela “o conhecer leva à preservação e à valorização”. A proposta do Programa é que se vincule a temática às disciplinas curriculares do Ensino Fundamental I, incentivando e despertando o interesse das crianças pelo patrimônio arqueológico. Todo o material didático para professores e alunos será fornecido pela Guarani. Os professores terão 3 meses para trabalhar com os alunos em sala de aula e no final de outubro deverão enviar os trabalhos elaborados para análise. Após essa fase, está prevista uma Oficina de Resultados no mês de novembro, quando serão entregues os certificados de conclusão do Programa.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Elizabete Milani Neme enfatizou que é mais uma parceria que vem enriquecer o programa educacional da Rede Municipal. “ Nossos alunos vão conhecer um pouco mais das tradições e costumes dos nossos antepassados e do nosso patrimônio imaterial”.


Márcia Eloísa
Assessora de Imprensa
Prefeitura M. de Colina
Origem : http://www.colina.sp.gov.br/index.php?xvar=mostra_noticia&id=15145

Nenhum comentário:

Postar um comentário