EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

EMEIEF ANANIAS DO NASCIMENTO

Minha foto
A escola depois da família é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais a escola é fonte de conhecimento e educação tanto formal quanto informal é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades e para isso a nossa escola possui uma gama de profissionais; conscientizando os nossos alunos da importância de seu papel na construção de uma sociedade mais justa.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PROJETO RECEITAS E POESIAS

PROJETO RECEITAS E POESIAS

DURAÇÃO: 2 (dois) dias– Início 13/10/2009 - Término – 14/10/2009
OBS.: Semana do dia das “CRIANÇAS”. APRENDENDO BRINCANDO .
Professores responsáveis: Fabíola e Sandra
Turma - 4ª série "A" -
Disciplinas envolvidas no projeto: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia e Informática .

Projeto Receita:

* Apresentação de um novo texto (receita);
* Conceito de receita;
* Estrutura textual da receita;
* Ordenação do texto: título, ingredientes e modo de fazer;
* Pesquisa na Internet;
* livros de receitas;


Bombom de leite Ninho
Rendimento: 35 porções Tempo de Preparo: 15min

Ingredientes:

1 lata de leite em pó
250 g de açúcar
100 ml de leite de coco
* pode colocar nescau também é só diminuir o açucar

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes
Misture tudo com a mão até dar liga para enrolar, faça tiras como se fosse para fazer nhoque, corte os pedacinhos e dê para as crianças irem enrolando
Passe no coco ralado ou no açucar e pronto.

A partir da observação do preparo da receita, houve valorização dos alimentos por parte dos alunos. E da necessidade de ter boa higiene no preparo dos alimentos, a importância da partilha. Socialização dos alunos em partilhar o alimento juntos. A receita é um gênero textual, desperta no aluno o interesse, a participação e o trabalho coletivo.
Características da receita:- contém título;- normalmente apresenta uma estrutura constituída de título, ingredientes e modo de preparo ou de fazer;- no modo de fazer, os verbos geralmente são empregados no imperativo;- pode conter indicação de calorias por porção, rendimento, dicas de preparo ou de como decorar e servir;- a linguagem é direta, clara e objetiva;- emprega o padrão culto da língua.
Agora leia esta receita, da poetisa Roseana Murray:

Receita de Olhar
nas primeiras horas da manhãdesamarre o olhardeixe que se derramesobre todas as coisas belaso mundo é sempre novoe a terra dança e acordaem acordes de solfaça do seu olhar imensa caravela

Como se vê, é possível empregar algumas características desse gênero textual e obter uma receita singular, original e poética que, diferente das demais, não agrada ao paladar, mas desperta a emoção.Agora é a sua vez. Escolha uma das sugestões a seguir(ou invente outras) e crie também uma receita poética.

Seguindo a estrutura desse gênero textual, no todo ou em parte, invente os ingredientes, o modo de preparo, as dicas de decoração, etc., relacionando-os de forma que resultem numa receita coerente.Dê um título sugestivo a seu texto.

Obs.: Os docinhos foram confeccionados pelas próprias crianças, e a produção das receitas e poesias ( os alunos antes de desenvolver este projeto trabalharam muito com poesias ) , foi socializada em sala de aula. Uma experiência inesquecível ...