









Receitas Deliciosas
Cardápio da despedida professor Marcelo
* SALGADOS
Patê de Pepino
Ingredientes:
1 kilo (+ ou- 5 pepinos japonês )
1 copo de catupiry
1 vidro de maionese ( 500gramas)
sazon amarelo
Modo de fazer : Rale o pepino bem fininho, coloque no gelo por 20 minutos, escorra a água em um guardanapo e torça o pepino ate que fique sequinho. Misture todos os ingredientes e acrescente o pepino ralado e está pronto para saborear .
Berinjela ao Forno
Ingredientes:
6 berinjelas
3 tomates
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
azeitona verde e preta
1 cebola
cheiro verde
uva passa verde e preta
Modo de fazer : Pica todos os ingredientes em uma bacia e tempere com sal, pimenta, vinagre e azeite . Coloque numa assadeira com papel alumínio e leve ao forno por uns 40 minutos. Depois tire o papel e retorne ao forno por 20 minutos sempre mexendo com uma colher de pau.
Abobrinha
Ingredientes:
6 abobrinhas
1 cebola
cheiro verde
Modo de fazer : Passe a abobrinha no ralo bem fino de rodelas e reserve-as. Em uma panela com água fervente, coloque-as por uns 4 minutos e logo em seguida coloque-as na água bem gelada, dando assim um choque térmico. Tempere-as com sal, pimenta, limão, azeite, a cebola e cheiro verde picados bem fininhos. Se preferir faça um vinagrete e junte a abobrinha, também fica uma delícia.
*DOCES
Torta de Maracujá
1ª. Camada : Bolachas molhadas no leite ou no guaraná
2ª. Camada : Chocolate meio amargo ralado
3ª. Camada / Mouse: Bater no liquidificador - 1 lata de leite condensado., 1 lata de creme de leite s/ soro, 1 lata suco de maracujá concentrado.
4ª. Camada Chantily : 1 garrafa de creme de leite fresco, ou chantily ( do jeito que quiser).
5ª. Camada /Calda: 1 xícara chá água, 1 xícara de açúcar refinado, 1 xícara suco de maracujá, 1 colher de maisena . Leve ao fogo para engrossar, decore a torta com polpa de maracujá.
Torta de Damasco
Bater na batedeira até ficar branco:
*200 gramas de manteiga s/ sal
*250 gramas de açúcar refinado
3 gemas de ovos
Em seguida coloque 2 latas de creme de leite sem soro, 200 gramas de damasco picado . Em uma forma redonda forrada com papel alumínio coloque bolachas de maizena umedecidas no soro do creme de leite ( fundo e laterais) jogue o creme e leve a geladeira para gelar .
Depois desenforme e jogue brigadeiro mole por cima , enfeite com damascos . Obs. O brigadeiro tem que estar frio.
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola