DURAÇÃO: 2 (dois) dias– Início 13/10/2009 - Término – 14/10/2009
OBS.: Semana do dia das “CRIANÇAS”. APRENDENDO BRINCANDO .
Professores responsáveis: Fabíola e Sandra
Turma - 4ª série "A" -
Disciplinas envolvidas no projeto: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia e Informática .
Projeto Receita:
* Apresentação de um novo texto (receita);
* Conceito de receita;
* Estrutura textual da receita;
* Ordenação do texto: título, ingredientes e modo de fazer;
* Pesquisa na Internet;
* livros de receitas;
Bombom de leite Ninho
Ingredientes:
1 lata de leite em pó
250 g de açúcar
100 ml de leite de coco
Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes
Misture tudo com a mão até dar liga para enrolar, faça tiras como se fosse para fazer nhoque, corte os pedacinhos e dê para as crianças irem enrolando
Passe no coco ralado ou no açucar e pronto.
A partir da observação do preparo da receita, houve valorização dos alimentos por parte dos alunos. E da necessidade de ter boa higiene no preparo dos alimentos, a importância da partilha. Socialização dos alunos em partilhar o alimento juntos. A receita é um gênero textual, desperta no aluno o interesse, a participação e o trabalho coletivo.
Características da receita:- contém título;- normalmente apresenta uma estrutura constituída de título, ingredientes e modo de preparo ou de fazer;- no modo de fazer, os verbos geralmente são empregados no imperativo;- pode conter indicação de calorias por porção, rendimento, dicas de preparo ou de como decorar e servir;- a linguagem é direta, clara e objetiva;- emprega o padrão culto da língua.
Agora leia esta receita, da poetisa Roseana Murray:
Receita de Olhar
nas primeiras horas da manhãdesamarre o olhardeixe que se derramesobre todas as coisas belaso mundo é sempre novoe a terra dança e acordaem acordes de solfaça do seu olhar imensa caravela
Como se vê, é possível empregar algumas características desse gênero textual e obter uma receita singular, original e poética que, diferente das demais, não agrada ao paladar, mas desperta a emoção.Agora é a sua vez. Escolha uma das sugestões a seguir(ou invente outras) e crie também uma receita poética.
Seguindo a estrutura desse gênero textual, no todo ou em parte, invente os ingredientes, o modo de preparo, as dicas de decoração, etc., relacionando-os de forma que resultem numa receita coerente.Dê um título sugestivo a seu texto.
Obs.: Os docinhos foram confeccionados pelas próprias crianças, e a produção das receitas e poesias ( os alunos antes de desenvolver este projeto trabalharam muito com poesias ) , foi socializada em sala de aula. Uma experiência inesquecível ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário